quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um recado

Minha vizinha chama-se Mãe Joana. A conheci na feira do bairro em uma situação quase estranha, onde ela, sem seus óculos de perto, procurava em seu celular o telefone de uma sobrinha para passar a uma outra sobrinha que estava no celular, e nesse ínterim, sua sacola de maçãs rolou rua abaixo. Num instinto ariano corri para salvar as maçãs e consegui resgatar todas, exceto uma que entrou num bueiro nojento.

Coincidentemente Mãe Joana mora no mesmo prédio que eu, porém no porão (mas com janelas e não é mofado), e como já somos mais próximas ela tomou a liberdade de me interfonar dizendo que tinha um "recado para me dar". Fiquei com aquilo na cabeça e na barriga o resto do dia, e após voltar da aula de teatro fui visitá-la. Quando cheguei a porta estava aberta e Mãe Joana de camisa xadrez, óculos pretos de massa e um cigarro na boca. Me assustei, pois não sabia que Mãe Joana usava Marc Jacobs, não combinava muito com ela. Enfim, sentei em uma poltrona a sua frente e ela foi logo me passando o recado.

- Oi gatinha, como está?
- Oi...?
- Queria saber se você prefere ganhar uma jóia com diamantes ou uma televisão de 50". Voltei da minha viagem ontem e queria te ver.
- Não quero nada, obrigada. Você voltou ontem mesmo? Quanto tempo faz que se foi?
- 1 ano. Passou rápido, não foi?
- Pra mim foi uma eternidade. Como pôde morrer assim, sem mais nem menos? Poderia ter me ligado ou mandado um email. A aquela altura da vida você deveria ter decorado meu email!
- Pois é gatinha, não deu... o que aconteceu foi que....

E Mãe Joana acordou. Levantou-se e me ofereceu um chá com biscoitos amanteigados. Fiquei sentada na poltrona acariciando seu gato persa enquanto tentava completar a frase do falecido. O que será que aconteceu para que sumisse assim tão de repente? Talvez nunca saberei de fato.


Foto garimpada no ffffound.com anos atrás. 

2 comentários: